PNCE - Plano Nacional da Cultura Exportadora


O que é o PNCE?


O Plano Nacional da Cultura Exportadora-PNCE integra a Política de Comércio Exterior do Governo Federal, a qual visa ampliar e diversificar as exportações brasileiras.

O PNCE busca difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros, por meio de uma rede de apoio a empresas formada por diversas instituições – públicas e privadas – que atuam no fomento às exportações brasileiras.

O principal papel do PNCE é organizar as ações desenvolvidas por essas instituições de modo que sejam executadas de forma harmônica e encadeadas, evitando duplicidades e sombreamentos, e também minimizando lacunas; e desta forma, otimizando os esforços.

O Plano conta com a participação de entidades nacionais, todos os governos estaduais e distrital, além de diversas instituições regionais.

A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, e nas unidades da Federação por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais.